Thijs van Leer exclusive interview

From left to right: Mark Deren and Thijs van Leer
Da esquerda para a direita: Mark Deren e Thijs van Leer / 30 de Agosto de 1997

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM THIJS VAN LEER PARA A REVISTA EXPOSE

english version

Mark Deren ( Mark da Holanda ) é DJ da Radio Heemskerk na Holanda e conduziu esta entrevista com Thijs van Leer em 30 de Agosto de 1997 no Hockey Club, Mill, Holanda, na mesma noite do show de retorno do FOCUS.

Eu editei a entrevista original para a web, mas eu espero que todos vocês achem ela interessante. Muito obrigado à Mark por tornar esta entrevista disponível para nós, e vocês poderão checar o web site dele na seção de Links.

Timothy Baugh, Fevereiro de 1998

Mark Nós estamos aqui ao lado de Thijs van Leer. Alô Thijs. Como vai você ?
Thijs Excelente, obrigado.
Mark Eu costumava ouvir muitas vezes sua música nas grandes rádios Americanas. Você sabia que era tão conhecido por lá ?
Thijs Sim, isto é fantástico !
Mark Você já excursionou pela América. Você se lembra de alguma daquelas turnês ?
Thijs Nós fizemos cinco turnês. Cada turnê durava por volta de 2.5 mêses, e quase toda noite havia uma performance, então era realmente cansativo. O grupo viajava de aeroplano, mas o organizador da turnê e a equipe de apoio iam de caminhão. Geralmente depois de seis semanas nós estavamos tão exaustos que precisávamos mudar.
Mark Você fala com um sotaque Californiano. Você ficou muito tempo por lá ?
Thijs Eu nunca estive por lá. Nós passamos muito tempo no centro-oeste, na costa leste, na verdade por todo os Estados-Unidos, e Canadá.
Mark E quais foram as bandas que tocaram com vocês ?
Thijs Foi a de Joe Cocker. Nós fizemos nove números com Chick Corea e ‘Return to Forever’. Eles eram nossa banda de apoio. Imagine; que maravilha, ha, ha. Foi nossa primeira ‘Electric Tour’, com Chick nos teclados, Stanley Clarke no baixo, Bill Connors na guitarra e Lenny White na bateria. Eles preferiram ser nossa banda de apoio pois eramos da mesma gravadora. As outras bandas eram Frank Zappa and the Mothers of Invention, J Giles Band, the Beach Boys, Edgar Winter, Johnny Winter e muitos outros.
Mark Eu estou admirado, Thijs. Como você começou a tocar música ? Quantos anos você tinha e é verdade que você vinha de uma família musical ?
Thijs Meu pai sempre tocou flauta, principalmente Johan Sebastian Bach, minha mãe era cantora e eu tocava piano. Eu comecei a tocar piano quando tinha três anos de idade, e na verdade recebi aulas de celebridades. Eu fiz uma apresentação com 11 anos de idade em Concertgebouw ( uma Casa de Operas ). Foi apenas uma demonstração de aluno, mas foi em Concertgebouw. Quando eu tinha 13 anos eu foi para uma escola 'intermediaria' e comecei a ter aulas de flauta com meu pai. Na mesma época eu comecei a mudar meu estilo de tocar piano do classico para o jazz. Eu comecei a me interessar por John Coltrane, Miles Davis...vamos dizer, jazz moderno.
Mark Então com toda esta instrução você ficou realmente superqualificado para tocar música pop apenas. Foi assim que o FOCUS começou ? Você criou um estilo que era muito sofisticado.
Thijs Sim, bem, na verdade eu não gostava de música pop até os 18 anos. Eu gostava de alguma coisa dos Beatles e dos Stones, mas jazz e clássico eram minha forma favorita de expressão. Eu também me familiarizei com Traffic, Steve Winwood e Dave Mason. Esta foi a banda que me influenciou a tocar rock... .e também algumas canções de Bob Dylan.
Mark Eu toquei muitas músicas suas em meu programa de rock progressivo na Radio Heemskerk e me parece que algumas de suas melodias serão conhecidas ainda por muitos anos por vir. Eu acho que realmente você é um bom compositor. Belas melodias.
Thijs Bem, muito obrigado.
Mark Qual seria o rótulo para a música do FOCUS ?
Thijs Eu tenho um rótulo para isso... ...’FOCUS’ ...ha, ha ha. Você pode dizer que é uma combinação de diferentes estilos, mas na verdade é um estilo em si próprio. Não é como se nós copiassemos temas clássicos, que foi o que eu fiz em um dos meus albuns solos, ‘Introspection’.
Mark Hei, eu toquei ‘FOCUS II’ deste album na semana passada em meu programa.
Thijs Oh espantoso! Muito deste album são composições minhas próprias, mas eu também usei citações de mestres clássicos e Rogier van Otterloo, que infelizmente já faleceu, fez os arranjos.
Mark Você tem passado muito tempo no Norte da holanda ?
Thijs Sim, na verdade o Norte da Holanda e Brabant são as primeiras províncias que aplaudirão (palmas) o FOCUS. Portanto Brabant, onde nós estamos agora e Norte da Holanda serão os primeiros fans de verdade.
Mark Você pode nos dizer qual é a atual formação ?
Thijs A Banda agora consiste de Hans Cleuver na bateria. Hans é um membro original do FOCUS. Ele produziu conosco nosso primeiro 'single' ‘House of the King’ em nosso primeiro album, o qual nós fizemos em Londres. Foi muito importante para uma banda Holandesa gravar em Londres; a Valhalla da música pop. Bert Ruiter é o baixista. Ele toca conosco desde FOCUS 3 e tocou em nosso último concerto. Ele participou de todas as nossas grandes turnês e shows de televisão conosco. Ele é compositor, arranjador, e um excelente baixista. Ele também é sócio de Jerney Kaagman, ex-cantor do ‘Earth & Fire’ e também o gerente PR da Radio North Sea National. Por último mas não menos importante é o guitarrista Menno Gootjes; a criança maravilhosa. Bem, na verdade ele não é uma criança. Ele tem 21 anos. Ele veio de Schiedam e estudou num conservatório em Rotterdam.
Mark Esta noite será a primeira apresentação do novo FOCUS. Quanto tempo faz que você fez o último show com o FOCUS ?
Thijs Nós começamos em 1969 no Birch Club em Amsterdam. Em 1970 nós fizemos o nosso primeiro album e as grandes turnês começaram em 1971 até 1975. A última turnê, eu acredito ter sido na Inglaterra. Foi com o guitarrista Belga Philip Catherine. Em 1986 Jan Akkerman e eu fizemos um album como um duo com o nome de ‘Focus’. Em 1992 Jan e eu fizemos um show para o programa de TV Veronica diante de 5,000 pessoas em Apeldoorn, ao vivo. Foi muito interessante. A última vez com Jan foi como convidado em sua banda no Festival North Sea Jazz diante de 6,000 pessoas. Agora nós estamos em Mill, provincia de Brabant num grande espaço em 30 de Agosto de 1997. Nós vamos fazer de novo !
Mark Você sempre teve liberdade para criar seu próprio som ? Um monte de bandas não tem esta liberdade. Elas tem que tocar o que a gravadora quer.
Thijs Nós sempre tivemos liberdade para compor o que nós quiséssemos. As gravadoras esperam conseguir um 'single', mas eles sabiam que nós eramos um ‘grupo conceitual’. Nós nunca nos reunimos para tentar escrever ‘singles’. E não acho que conseguiríamos. Algumas vezes foram tirados trechos de nossos albuns para funcionarem como 'singles' e deu certo. Singles, de qualquer modo, nunca foram essenciais para a existência de nossa música.
Mark E qual será a programação para hoje à noite ?
Thijs FOCUS II, Sylvia, FOCUS III, Hocus Pocus, House of the King, Harem Scarem ( nós nunca tocamos esta ao vivo ), FOCUS VII ( nova música ), Massage Magic ( nova música ), FOCUS I, e uma música chamada ‘Song for Ava’. Eu escrevi para um filme. Penso que é isto. Algumas destas música são muito longas, por isto são poucas.
Mark Como este concerto surgiu ?
Thijs Eu estive em estúdio por 2,5 anos com Bert Ruiter gravando novos conceitos, às vezes com uma guitarra ao vivo, mas a maioria das vezes com um sequenciador. Nós queriamos começar a excursionar, mas aí veio minha filha Berniese. Um amigo seu, que é um membro do hockey club aqui em Mill e ela, me pediram para fazer uma apresentação no 30 aniversário do clube em comemoração ao novo gramado. Eu disse sim, mas porque não com o FOCUS ? A banda imediatamente concordou. Nós temos ensaiado pra valer, e aqui estamos nós, os primeiros da lista.
Mark Bom trabalho. E você vai produzir o novo CD do FOCUS e fazer turnês pela America ?
Thijs Sim. Eu não posso te contar o nome do CD. É um segredo, mas será surpreendente. E sim, nós estamos planejando turnês pela Europa e América do Norte.
Mark Muito obrigado Thijs e muito sucesso esta noite.
Thijs Obrigado Mark.

| Previous | | Next | | Section Index |